Bairro da Serrinha: natureza, diversão, arte e gastronomia em Bragança Paulista

A cerca de 90 km de São Paulo, na zona rural de Bragança Paulista, o bairro da Serrinha reserva muitas surpresas para seus visitantes. Quem não é da região dificilmente descobriria o local, que, além de abrigar a represa dos rios Juqueri-Jacareí, chama atenção pelos lugares pitorescos que encontramos por lá, escondidos na paisagem da Serra da Mantiqueira.

Passamos pelo recém-aberto ao público Casarão dos Irmãos, antigo Sítio Dois Irmãos, onde pudemos conferir o trabalho do artista Magela Albuquerque, que é simplesmente fantástico. Misturando técnicas variadas como bordado, pintura, colagem, materiais reciclados, com uma temática cheia da cultura popular brasileira, brilhos e cores, sua obra é dotada de uma brasilidade sem igual!

Arte no quintal do Casarão dos Irmãos

Capela no quintal do Casarão dos Irmãos

Arte de Magela Albuquerque no interior da capela

Arte de Magela Albuquerque no interior da capela

Galpão no Casarão dos Irmãos
Seguimos para a Fazenda da Serrinha, mais um ambiente cheio de belezas naturais e permeado de muita arte e inspiração, que abriga encontros relacionados a cultura e natureza, prezando pela criatividade e respeito ao meio ambiente.

A entrada da Fazenda da Serrinha

Ao fundo, dentro do lago, "Nau", de Eduardo Srur


Seguindo adiante, chegamos ao Galpão Busca Vida, pizzaria e cachaçaria rural, a 14 km do Centro de Bragança, inaugurada em 1997. O local, que antigamente abrigava o serviço de ordenha da Fazenda Santo Antônio, manteve muito da arquitetura original, mas foi todo decorado com peças garimpadas de cenários de teatro, antiguidades e obras de arte, criando um ambiente único, que já recebeu shows de artistas como Tom Zé, Nação Zumbi, Fernanda Porto, Elba Ramalho, Moska, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Otto (assista ao vídeo)...  

É de lá que vem a famosa Cachaça Busca Vida. O local recebe parte da programação do Festival de Arte da Serrinha, evento que ocorre anualmente e acabou se tornando uma referência cultural da região.

Atualizando..., em 08 ago 2014: recentemente, saiu no portal IG uma reportagem bem bacana sobre a história de sucesso da Cachaça Busca Vida: clique aqui para ler e assistir.










Continuando pela mesma estrada, chegamos ao restaurante Ca de Mez Amig (“casa dos meus amigos”, no dialeto romagnolo), inspirado na região Emilia Romagna, uma das regiões mais férteis da Itália. Logo, o cardápio deles é eminentemente italiano (macarrão à bolonhesa, taglitelle, strozzapreti, capeleti, tortellini, lasanha e etc.).

O restaurante também faz parte do complexo do Galpão Busca Vida. Como era Carnaval, estava fechado e ficamos só na vontade... Só abre aos sábados e domingos e não aceita cartão de crédito ou débito.

O restaurante "Ca de mez amig"





É lá que fica o Teatro Rural, inaugurado em 2013, que deverá também funcionar como polo cultural da comunidade, recebendo espetáculos de teatro, cinema e música.

O Teatro Rural
Comida, diversão e arte... e num ambiente nada convencional. Quer mais?!

Como chegar:
  • Rodovia Fernão Dias, sentido São Paulo-Minas Gerais
  • Passar o trevo de entrada de Bragança Paulista + 2 Km
  • Pegar a saída do Km 20, sentido Piracaia
  • Percorrer 5 Km até avistar a placa indicativa da Marina Estância Confiança, à esquerda (Km 71,5)
  • ali, você começa a ver as placas para o Busca Vida

Comentários

  1. Ficou ótimo Helô! Parabéns seu blog é uma delícia de ler e as fotos estão incríveis!! Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, casal! Vcs são uns lindos! Adoramos estar com vocês aí na Terra do Sol!

      Agora, "California, here we come"!!!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!

Postagens mais visitadas deste blog

Restaurante Capim Santo: brasilidade gastronômica nos Jardins

(FECHADO) “Tem Coragem?”: mais da gastronomia nordestina em Guarulhos

O Velhão: um universo paralelo na Serra da Cantareira